Clubes TED-Ed chega ao Certus

EnsinoMédio Escola Fundamental2 RedeUNOi TEDTalks 10 de setembro de 2018

FACEBOOK TWITTER

No mês de agosto o Colégio Certus iniciou, com os alunos do Fundamental 2 e do Ensino Médio, o programa Clubes TED-Ed, com o objetivo de estimular as ideias de crianças e jovens no ambiente escolar.

O programa consiste em convidar os alunos a ministrarem suas próprias TED Talks. Os temas são livres, e o foco da iniciativa é desenvolver as habilidades necessárias para falar em público.

“A principal proposta do Clube é trabalhar com uma geração de estudantes pensadores, críticos e inovadores para fazer o mundo um lugar melhor”, explica a professora Patrícia Salgado, líder do Clube Ensino Médio. “Através dos encontros, os alunos serão convidados a experimentar coisas novas e ir além da zona de conforto”.

Nos primeiros encontros os estudantes conheceram os colegas do Clube, os principais palestrantes do TED e quais qualidades configuram uma ótima ideia. “Nosso foco é trabalhar o protagonismo e estimular e celebrar as ideias criativas”, reforça o professor Rogério Escribano, líder do Clube Fundamental 2.

Segundo a estudante Marcela, do 8º ano, o Clube proporciona o compartilhamento de ideias com estudantes do mundo inteiro. Já para o Pedro, do 2º Médio, o programa é uma ótima oportunidade para o crescimento pessoal e profissional.

Nos próximos encontros, os estudantes deverão organizar as ideias planejadas, trabalhar técnicas de oralidade e habilidades de eloquência e argumentação e, também, trabalhar sua desenvoltura e confiança para gravar e compartilhar uma palestra no estilo TED.


(Texto enviado pela professora Patrícia Salgado em parceria com o professor Rogerio Escribano.)

Patrícia Silva de Oliveira Salgado
Especialista em Pedagogia Empresarial. Graduada em Letras com habilitação Português/Espanhol e suas respectivas literaturas. Faz curso de extensão em Tecnologias Educacionais na UFSCar. Tem experiência como professora na Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Por gostar de ler e estar atualizada para desenvolver novos projetos em sala de aula, participa de estudos relacionados a cultura digital, leitura e escrita em contextos significativos de práticas de letramento, produção de textos e os gêneros do discurso. É professora de Espanhol, Literatura, Produção Textual no Ensino Fundamental II e Médio e coordenadora do Projeto Balaio da Leitura do Colégio Certus.

Rogerio Escribano
Especialista em Análise Clínica e Gestão Ambiental. Graduado em Ciências Biológicas e habilitação em Química. Tutor em EaD e experiência de 10 anos lecionando no Fundamental 2 e Médio. Por gostar de novos desafios, realiza pesquisas científicas e desenvolve novos projetos utilizando as novas tecnologias e as metodologias ativas. É professor de Ciências e responsável pelo Laboratório de Bioquímica do Colégio Certus.

Posts Relacionados

Copa Turing – Desafios

A Copa Turing surgiu como forma de apoiar o desenvolvimento do programa Turing: A lógica de progr

CopaTuring Programação RedeUNOi Turing

2 semanas

Cultivando cidadania e democracia

Desenvolver as práticas de sala de aula de forma a envolver os alunos em um processo de construção da aprendizag

MetodologiasAtivas

4 semanas

Copa Turing

Sua escola usa o programa Turing: A lógica de programação? O recurso foi lançado este ano pelo UNOi ed

Desafio EnsinoFundamental Programação ProgramaTuring

2 meses

Comentários