Encontro de TEs 2017

EncontrodeTE Inovação ProgramaTuring 1 de novembro de 2017

FACEBOOK TWITTER

No dia 21/10 a equipe de Inteligência em Rede do UNOi promoveu um encontro nacional para tratar das Tecnologias de Informação aplicadas à Educação. O encontro aconteceu através de 8 polos simultâneos localizados em Aracaju, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Rio de Janeiro, Recife, Salvador e São Paulo.

O evento foi dirigido aos profissionais de Tecnologia das escolas, que, por influência do projeto UNOi, vêm sendo estimulados a se conectarem mais com os objetivos pedagógicos e, assim, passam a ser reconhecidos como profissionais de TE (Tecnologia da Educação).

SOCIALIZAÇÃO DE PRÁTICAS

Após um café de boas vindas, os participantes do evento assistiram a vídeos e palestras de outros TEs sobre alguma prática que eles implementaram na escola. O objetivo desse momento foi trazer uma visão de como a atuação do profissional de tecnologia pode potencializar os objetivos pedagógicos do colégio.

A partir disso, uma discussão foi promovida para que o profissional de tecnologia pudesse se motivar e encontrar oportunidades de ser mais ativo na construção de seu papel como TE.

Como sugestão, assista aos vídeos compartilhados no evento e discuta, com seu coach UNOi e com a coordenação pedagógica de sua escola, se alguma dessas experiências podem ser replicadas em seu colégio.

Vídeo Rede JK – https://youtu.be/X_G9kCk4Nkg
Vídeo Viva Vida – https://youtu.be/CShTYeycHqc
Vídeo Colégio Satélite – https://youtu.be/8C-zwKN0D7k
Vídeo Lubienska 1 – https://youtu.be/SS3MtQbjp3E
Vídeo Lubienska 2 – https://youtu.be/Czr2dDgHZ84
Vídeo Viva Vida – https://youtu.be/CShTYeycHqc

RADAR DA ATUAÇÃO DO TE

O segundo momento do evento trouxe uma oportunidade do TE realizar uma reflexão individual sobre sua atuação, através da ferramenta Radar de TE desenvolvida pelos Coaches do UNOi.

A autoavaliação do TE, realizada em cada área proposta pela ferramenta, formou um diagnóstico visual de sua atuação na escola. Dessa forma, ficou mais claro para o profissional priorizar quais áreas ele pretende evoluir até 2018, refletir sobre a importância da sua atuação nessas áreas priorizadas e planejar como chegar lá.

Se você é TE de algum colégio parceiro, sugerimos que baixe e preencha a ferramenta conforme as instruções no próprio modelo (os arquivos estão disponíveis em um post fixo no grupo Rede de TI UNOi, no Facebook). Depois apresente ao seu coordenador pedagógico, juntamente com o Coach UNOi, para que tracem juntos um plano de ação efetivo, que possa desenvolver seu trabalho e trazer melhores resultados para alunos e professores.

TURING

Na terceira etapa do encontro, apresentamos o novíssimo Programa Turing, de aprendizagem de lógica de programação, disponível em 2018 para alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. (Assista aos vídeos desta playlist para entender melhor sobre os objetivos do Programa Turing.)

Os participantes do encontro puderam explorar as tabelas de conteúdo do Turing e acessar os recursos do programa, através da plataforma LMS 3.0, para mapear as possibilidades e pensar em como adotar o programa em 2018 em seu colégio.

Que tal explorar o Turing e planejar como o TE pode apoiar a escola na sua implantação?

FECHAMENTO

Ao final, fizemos uma videoconferência entre os 7 polos para compartilhar percepções e propostas que surgiram durante o evento.

Incentivamos que você compartilhe suas percepções e soluções na Rede de TI UNOi, nosso grupo no Facebook para os profissionais de TE de nossas escolas parceiras. Você já faz parte do grupo? Clique aqui e acesse!


Texto de Estevão Villas Boas, Coach UNOi.

Confira abaixo algumas fotos do polo de São Paulo.

Estevão Raffaine

Estevão Raffaine

Estevão Raffaine Vilas Boas é cientista da computação, com especializações em gestão e coaching. Encontrou seu propósito na educação, para contribuir com a reengenharia desse sistema.

Posts Relacionados

Viver Pindorama nos Colégios Projeção

A Mostra de Ciência, Arte e Cultura dos Colégios Projeção teve como tema “Viver Pindorama” – projeto atit

ColégioProjeção Inspiração ViverPindorama

7 dias

Integração entre sala de aula e ambientes virtuais no Colégio Certus

Híbrido significa misturado, mesclado, blended. A educação sempre foi misturada, híbrida, sempre combi

AmbientesVirtuais ColegioCertus RedeUNOi

1 mês

Internacional de Diretores – Alexandre Abbatepaulo

Para estimular que as escolas parceiras do UNOi educação procurassem a própria identidade, levamos três cases d

AlexandreAbbatepaulo InternacionaldeDiretores LourençoCastanho

1 mês

Comentários