Plickers: que “bicho” é esse?

AtmosferaEscolar CulturaDigital RedeUNOi Tecnologia 27 de abril de 2018

FACEBOOK TWITTER

Quem é professor nos dias atuais sabe como é difícil atrair a atenção e despertar a vontade de aprender nas crianças, essas “nativas digitais”. Diante disso, é preciso estar sempre atento às novidades da tecnologia e usá-la em prol da aprendizagem.

Inspirada no compartilhamento da Professora Neide Brito (Salvador – BA), que também trabalha em uma escola UNOi, a Professora Taís, da disciplina de Matemática, desenvolveu uma atividade com os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, utilizando o aplicativo Plickers.

O Plickers é uma ferramenta disponível na versão web e aplicativo para dispositivos móveis, de administração de testes rápidos, que permite o professor escanear as respostas e conhecer em tempo real o nível da turma quanto ao entendimento de conceitos e pontos chaves de uma aula.

O app gera e salva automaticamente o desempenho individual dos alunos, criando gráficos e dados. Esses dados são úteis para identificar dificuldades, tendências, estratégias de personalização do ensino, critérios de avaliação, dentre outros. Além disso, os alunos têm participação ativa no processo, pois informam suas respostas sabendo instantaneamente como foi seu desempenho.

As crianças demonstraram euforia e entusiasmo. Ao final da aula, disseram que gostaram muito da forma que a aula foi ministrada, que aprenderam de forma descontraída e fizeram uso da tecnologia. Utilizaram o termo “educativo”, para definir como foi a aula; que a atividade proposta “estimulou muito o cérebro”; e que eles tiveram que “raciocinar muito”.

Meu agradecimento a Professora Neide por ter sido tão prestativa em repassar detalhes a respeito da atividade e do uso correto do aplicativo. Obrigada por sanar minhas dúvidas de maneira tão solícita e contribuir para uma aula ainda melhor e mais significativa!

“O conhecimento só se torna imprescindível e recompensador quando compartilhado.”
– Evan do Carmo

Tais Neves de Souza

Tais Neves de Souza

Taís Neves de Souza é recém-formada em Pedagogia e apaixonada por sua escolha. Teve forte influência da professora de alfabetização da escola em que sempre estudou e hoje trabalha: Colégio Santa Clara

Posts Relacionados

Depois do Evolução UNOi

O Evolução UNOi, que aconteceu entre 3 e 5 de maio, em Foz do Iguaçu (PR), foi um evento para mostrar para todos

Depoimentos Encerramento EvoluçãoUNOi

1 mês

Arquétipos REDEi – A Jornada (Parte III)

Durante o Estação REDEi 2018, realizado nos dias 23, 24 e 25 de março no Guarujá (SP), apresentamos aos partici

Arquétipos Professor REDEi2018

2 meses

Estação REDEi2018 – Depoimentos

Durante o Estação REDEi 2018 - A Jornada, evento realizado nos dias 23, 24 e 25 de março no Guarujá (SP), nossa

Depoimentos REDEi2018 Vivências

2 meses

Comentários