Acantonamento na Escola Lápis de Cor

Acantonamento Escola EscolaLápisDeCor RedeUNOi 22 de outubro de 2018

FACEBOOK TWITTER

Na Escola Projeto / Lápis de Cor promovemos, todos os anos na semana da criança, o nosso “Acantonamento”. A atividade é um dos momentos mais esperados pelos alunos e famílias.

O acantonamento é uma atividade de encorajamento, com brincadeiras que contribuem para a construção de um ótimo ambiente. As crianças vencem seus medos, compartilham tarefas, resolvem as divergências e percebem a importância de uma comunicação sincera. O acantonamento constrói um senso de equipe, fortalecendo valores como amizade e respeito.

A proposta é oportunizar momentos que contribuam aos participantes conquistarem mais confiança e autonomia, desligando-se das tecnologias e fortalecendo amizades. Além disso, a iniciativa proporciona o desenvolvimento das habilidades sociais e estimula brincadeiras pouco vivenciadas atualmente.

Nos dias que antecedem a atividade é possível perceber na escola um “burburinho”, um misto de ansiedade, alegria e encantamento. As crianças fazem planos sobre o que irão trazer e fazer nesta noite especial, os pais ficam ansiosos e orgulhosos ao verem seus filhos tão empolgados e a equipe se diverte planejando as atividades, a decoração do tema e, também, a caracterização, que é sempre uma surpresa para os alunos.

A equipe da escola faz a recepção dos pais e alunos caracterizada de acordo com o tema. Este ano o tema era Mundo encantado de Harry Potter, e a equipe estava toda vestida de acordo com as casas de “Hogwarts”, além do professor do Infantil III, vestido como o próprio Harry Potter.

Com muita música, gelo seco e uma decoração caprichada, as famílias são convidadas a se dirigirem até as salas de aula (dormitórios) e arrumarem as camas com seus filhos. Os próprios pais cuidam das crianças que vão chegando, até que as professoras possam sair da recepção e assumir suas turmas.

Na noite de acantonamento o “contrabando” é liberado! Contrabando, no caso, é trazer todo tipo de guloseimas, e o momento de compartilhamento destas é sempre um dos mais lembrados por todos. Ao longo da noite promovemos atividades e brincadeiras como caça ao tesouro, gincanas, baladinha, cinema e muito mais.

As refeições (jantar e café da manhã) são produzidas pela equipe da cozinha e, às vezes, pelos próprios alunos, de acordo com o tema e as atividades planejadas para aquele acantonamento. A despedida se dá após o café da manhã do dia seguinte e é sempre regado de muito carinho, sorrisos e muita sonolência!

Na volta à escola (normalmente na semana seguinte) uma roda de conversa é proposta com os alunos a fim de tecer e de ouvir comentários acerca dessa instigante aventura, de forma que todos tenham a possibilidade de se pronunciar sobre a atividade e sobre a importância do tema sob a ótica das crianças.

São mais de 20 anos de acantonamento na Escola Projeto / Lápis de Cor e, durante todos esses anos, o que mais nos motiva a continuar e aprimorar a atividade são os olhos brilhantes de encantamento, não só das crianças, mas também dos pais e da nossa equipe, que ama realizar este evento.

Clique aqui para ver as fotos do acantonamento!

Luzi Telles

Luzi Telles

Luzi Telles é psicóloga, especialista em educação e Desenvolvimento Editorial e diretora pedagógica da Escola Projeto / Lápis de Cor.

Posts Relacionados

Dia dos Professores

Como formar um aluno íntegro, ético? Que atue em sociedade, buscando o bem coletivo? O processo de ensino-apre

#UNOi DiaDosProfessores Inspiração

4 semanas

Arte abstrata é tema de exposição da Escola Aquarela

No dia 28 de setembro, a Escola Aquarela encerrou o projeto Vida em Arte 2018 com uma exposição de arte abstrata.

Artes Escola EscolaAquarela RedeUNOi

1 mês

Cultura maker

A cultura maker surge do movimento “faça você mesmo” e tem como base a ideia de que todos somos capazes de cr

CulturaMaker Manifesto ProjetoUNOi Recursos

1 mês

Comentários