Currículo e negócio

BNCC Curriculo Escola EvoluçãoUNOi 30 de julho de 2018

FACEBOOK TWITTER

A nova Base Nacional Comum Curricular incentivou muitas escolas a lançarem um novo olhar para os seus currículos e pensarem quais seriam os caminhos a seguir para se adequarem ao documento normativo. Mas mais importante do que distribuir os conteúdos de cada disciplina pelos anos é pensar qual a identidade da sua escola.

“Currículo é projeto identitário”, disse Alcielle dos Santos, formadora de professores que participou de uma mesa-redonda sobre currículo e negócio no Evolução UNOi, evento realizado em maio de 2018 em Foz do Iguaçu (PR). O UNOi educação fala sobre identidade da escola há um tempo, e não é à toa. Um currículo tem a capacidade de transmitir à comunidade toda qual é o projeto daquela instituição, quais são os valores dela.

A construção do currículo não é uma tarefa fácil. Para João Filocre, diretor executivo da Educativa – Instituto de Pesquisas e Inovações Educacionais, a construção de um currículo que esteja em acordo com a BNCC envolve dois desafios para o gestor pedagógico: ele deve responder aos problemas imediatos, reais, e ainda pensar em coisas que não aconteceram, em competências necessárias para um mundo possível. “Como será a escola dentro de 10 anos?”, pergunta Filocre.

Podemos ainda aumentar o caráter desafiador da construção de um currículo ao pensar que ele está diretamente relacionado à escola como negócio. A taxa de matrículas, as evasões, a captação de novos alunos são diretamente influenciadas pelo que a sua escola propõe. “Uma história bem contada, com um propósito, com um currículo bem desenhado, onde as famílias ganham a convicção de que aquela formação vai ajudar aquele menino, aquela menina, a se colocar no mercado de trabalho com alguma vantagem competitiva, isso tem ressonância com os pais, eles estão dispostos a investir nisso”, explica Gustavo Wigman, CEO da Valoro Capital, iniciativa que promove um olhar financeiro e de negócio para escolas e iniciativas na área da educação.

A mesa-redonda sobre currículo e negócio do Evolução UNOi contou ainda com a participação de Rafael Lima, diretor pedagógico do Sagrado Rede de Educação, e de Selma Brito, diretora de Inteligência em rede do UNOi educação. A conversa está disponível, na íntegra, no vídeo abaixo.


Posts Relacionados

Copa Turing – Inscrições Abertas

Seus professores devem estar utilizando o programa Turing: A lógica de programação. O recurso foi lançado este

CopaTuring Programação Projetos Turing

1 dia

TEDxEspinheiroED no Colégio Saber Viver

Você, com certeza, já viu algum TED Talk, ou pelo menos já ouviu falar deles. Muitos deles já contam com milhõ

Escola Evolução RedeUNOi TEDxEspinheiro

1 semana

O que é ser professor?

Existem algumas perguntas que não nos fazemos com frequência, talvez pelo monte de atribuições que temos no dia

EstaçãoREDEi Metodologias Professor Saber

3 semanas

Comentários