Jornada Habilmente 2018 – perguntas e respostas

5 de fevereiro de 2018

FACEBOOK TWITTER

Nesta segunda-feira, 5 de fevereiro, começa o período de aplicação de HabilMente nas escolas parceiras do UNOi educação que aderiram a essa avaliação por contrato.

Para tirar as suas dúvidas sobre a HabilMente, o Blog UNOi organizou esta série de perguntas e respostas, a famosa FAQ (Frequently Asked Questions, ou perguntas feitas frequentemente, na sigla em inglês).

O que é HabilMente?
É uma avaliação organizada pela empresa Habilmind, em parceria com o UNOi educação, que tem como objetivo verificar fatores cognitivos e socioemocionais dos alunos.

A quem se destina?
HabilMente será aplicada para alunos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Quem está no 2º e 3º ano realizará o Teste de Habilidades Fundamentais (Infantil). Estudantes do 4º ao 9º ano terão acesso aos testes de Habilidades Fundamentais e de Estilos de Aprendizagem.

Quando a avaliação será aplicada?
No ciclo 2018, a aplicação da HabilMente vai de 5 de fevereiro a 16 de março. A escola deve escolher a melhor data e período para a realização dos testes, de acordo com o seu calendário.

Quem aplicará a avaliação?
A HabilMente deverá ser aplicada pelo professor regente da turma, no caso dos alunos menores, ou por um professor designado pela coordenação, para os alunos maiores. O supervisor de prova deve estar acompanhado do TI/TE da escola. Antes de aplicar o teste, recomendamos que esses profissionais acessem o formulário “Jornada HabilMente 2018: procedimentos de aplicação” enviado pelo coach ao embaixador UNOi da escola ou ao coordenador responsável pelos segmentos.

Como ocorre a aplicação?
O teste é realizado on-line. Por isso as escolas precisam disponibilizar aos alunos um computador, tablet ou iPad com conexão à internet para que eles acessem a Plataforma HabilMente. Atenção: essa plataforma não está na Plataforma de Conteúdos do UNOi educação. O embaixador do colégio irá receber um link específico para acessar a HabilMente, que segue o padrão “nomedaescola.habil.tv”, e dados de acesso, como login e senha.

Qual é a duração do teste?
Para os alunos de 2º e 3º ano, o Teste de Habilidades Fundamentais (Infantil) tem duração máxima de 45 minutos. Para os de 4º a 9º ano, a duração máxima do Teste de Habilidades Fundamentais é de 50 minutos, e eles terão entre 20 e 30 minutos para realizar o Teste de Estilos de Aprendizagem.

E se, por algum acaso, a prova for interrompida?
Seja qual for o motivo (o aluno fechou a janela sem querer, a internet caiu, a luz acabou, o aparelho pifou ou qualquer outra questão técnica), o aluno poderá acessar novamente a sua página de testes e clicar em “continuar o teste”. O cronômetro da prova continuará contando do momento em que a sessão foi interrompida, portanto, respeitará o limite máximo estabelecido para cada tipo de prova.

Como terei acesso aos resultados das avaliações?
Assim que os testes forem concluídos, os resultados dos alunos ficarão disponíveis na Plataforma HabilMente com acesso somente pela senha director. Além dos resultados, ficarão disponíveis também propostas de ações e estratégias para as escolas trabalharem levando em consideração os dados obtidos pela avaliação.

Se você tiver alguma dúvida que não esteja contemplada aqui, por favor, entre em contato com o coach da sua escola. E não deixe de acompanhar o Blog UNOi e nossos canais nas redes sociais para saber mais sobre as avaliações que o UNOi educação oferece para as escolas!

Posts Relacionados

Um salve a Espinosa!

Em seus estudos sobre ética, Espinosa se pôs a pensar sobre a importância dos afetos e dos encontros que temos n

Professores REDEi2018 RedeUNOi

3 semanas

Plataforma Flamingo: avaliações e diagnósticos

Como o diagnóstico fornecido pela Plataforma Flamingo pode contribuir positivamente para o desenv

Avaliação Flamingo Plataforma

1 mês

Colégio Jardim Anália Franco no Jornal da Cultura

Matemática, Geografia e outras matérias tradicionais cederam um pouco do seu espaço para aprendizados como empat

5 meses

Comentários