Plataforma Flamingo: avaliações e diagnósticos

Avaliação Flamingo Plataforma 16 de março de 2018

FACEBOOK TWITTER

Como o diagnóstico fornecido pela Plataforma Flamingo pode contribuir positivamente para o desenvolvimento dos estudantes, do professor e da escola?

“O papel da avaliação é construir oportunidades de reflexão que permitam aos indivíduos momentos de análise da realidade dos fatos, de modo a criar diretrizes para o desenvolvimento de ações e de aprendizagens com a experiência. Nesse sentido, as avaliações externas são realizadas com o propósito de gerar informações capazes de influenciar decisões políticas e pedagógicas que beneficiem os sistemas educacionais”.
MIRANDA, Juliana. Em: ANDRADE, Renato Júdice de (org.). Avaliação de competências na educação básica: um marco referencial para a prática.
São Paulo: Moderna, 2011.

A avaliação externa fornece informações no âmbito escolar para que gestores e professores realizem diagnósticos nas áreas em que atuam e, assim, planejem ações educativas mais eficientes.

Os diagnósticos provenientes dessas avaliações ajudam a entender a escola e a esboçar direções para avançar positivamente no caminho que a própria escola busca e deseja.

Alguns pontos sobre a importância da avaliação externa (lembrando que ela é realizada fora da escola):

1. Evidenciar as competências e as habilidades que os alunos podem desenvolver ou já desenvolveram;
2. Identificar níveis de aprendizagem dos estudantes;
3. Determinar os objetivos a perseguir e estabelecer um padrão de orientação.

O Flamingo é uma plataforma desenvolvida para levar ao cotidiano das escolas simulados com questões inéditas, comentadas pedagogicamente e elaboradas com base nas principais diretrizes de referência dos projetos de avaliação nacionais. Além disso, o Flamingo oferece tanto para a escola quanto para professores:

• Diagnósticos de desempenho geral (turmas) e individual (estudantes), divididos por área de conhecimento;
• Análises sobre as questões ordenadas que resultaram em melhor ou pior aproveitamento;
• Levantamento de tipos de erros cometidos;
• Habilidades já demonstradas pelos alunos e aquelas que eles precisam desenvolver mais;
• Percentual de aproveitamento dos itens, agrupados por habilidade mobilizada para responder a cada item.

A Plataforma Flamingo disponibiliza para as escolas sete simulados Enem e um simulado pré-vestibular para serem realizados ao longo do ano, de acordo com o planejamento da escola. Destes, três simulados do Enem já estão disponíveis e os outros quatro serão liberados em datas pré-definidas, nas chamadas Jornadas Flamingo.

As Jornadas Flamingo serão divulgadas com antecedência no calendário UNOi 2018. A primeira Jornada acontece entre os dias 17 e 25 de março.

Vamos aprender a configurar a Plataforma Flamingo?

Algumas dúvidas podem surgir quando nos deparamos com uma plataforma pela primeira vez. Separamos algumas questões básicas sobre o Flamingo, que podem ser de grande auxílio para os primeiros passos.

• O que devo fazer para começar?

A primeira coisa a fazer é cadastrar suas turmas na plataforma. Depois, você deverá aplicar as provas virtuais ou impressas e agendar a devolutiva com o(a) coach da sua escola.

• Como a escola visualiza os resultados?

Alunos, professores e administradores têm acesso aos resultados. O aluno visualiza apenas o próprio resultado, enquanto professores e administradores têm acesso aos resultados da turma e de cada um dos alunos.

É possível selecionar os resultados pela forma de correção (TCT ou TRI) a qualquer momento da navegação. Para os resultados corrigidos por TRI, são necessários pelo menos 800 simulados realizados. As provas online recebem o resultado logo após a realização, e as impressas após o upload dos cartões-resposta.

• Optei pela prova impressa, posso imprimir uma prova e tirar cópia para todos os alunos? Onde acesso o cartão-resposta?

A prova é nominal, isto é, existe um arquivo próprio para cada aluno, como acontece no Enem. Isso significa que as provas não são idênticas (por exemplo, na ordenação e numeração das questões). Por serem únicas, a escola deve realizar a impressão de cada um dos cadernos de questões, para cada aluno cadastrado.

O cartão-resposta se encontra na pasta Download, no mesmo local onde os simulados são configurados. O cartão-resposta também é nominal, portanto, deve ser impresso um para cada aluno.

• É possível mudar o agendamento de um simulado?

Sim, desde que sua aplicação ainda não tenha sido iniciada. Deve-se excluir o agendamento e criar um novo. Se no status constar o aviso de “pausado”, não será possível excluir o agendamento.

• Onde encontro a proposta de redação e como ela será corrigida?

A proposta de redação está contida na prova de Linguagens e Códigos. Um professor designado pela escola deve corrigir a prova de redação, baseando-se nos critérios eliminatórios e de competências e habilidades do Enem. O INEP publicou um manual de redação do Enem que poderá servir de guia para essa correção – CLIQUE AQUI para baixá-lo.

• Como os alunos farão a prova de redação se eu optei pelo teste online?

Não é possível fazer a redação online, pois a dimensão da escrita em linhas manuscritas é diferente da opção digitada. A proposta de redação para quem optou pela versão online estará disponível na estante, em formato PDF, e deverá ser encaminhada aos alunos no formato digital ou impresso. Os alunos devem realizar a redação em papel e entregar ao professor, de acordo com o planejamento da escola.

• Se a escola realizou o Flamingo online, é possível acessar os cadernos de prova para discuti-los depois em sala de aula?

Após a realização de uma Jornada Flamingo, o simulado só irá para a estante virtual ao término da jornada. Os cadernos de questões dos simulados disponíveis ao longo de todo o ano já estão disponíveis na estante.

• Se a escola escolheu o formato impresso, até quando poderá fazer o upload da folha de respostas?

A data e o horário final do agendamento realizado pela escola são o prazo-limite para o envio de folhas de respostas. Logo, deve-se programar um período que permita tempo hábil para a realização do exame e para o posterior upload das folhas de respostas.

• Para as escolas que estão aplicando no formato impresso, qual é o peso máximo (em KB) da foto ou do PDF que a escola/o aluno devem subir para correção?

A plataforma aceita arquivos de até 400 KB. Arquivos maiores não serão lidos pelo sistema da Avalia.

• A escola quer fazer o upload de todos os cartões-resposta em um único arquivo PDF. É possível?

Não, é necessário realizar um upload para cada aluno pois cada cartão-resposta tem um código de barras único (há um para cada aluno). A escola pode orientar que os alunos digitem na própria plataforma as respostas, caso tenham equipamentos disponíveis.

Se ainda restou alguma dúvida, não hesite em procurar o(a) coach de sua escola. Ele(a) é a pessoa mais indicada para auxiliá-lo(a).

Posts Relacionados

Descanse em paz, aula chata

Inovar é um processo. Tem a ver com sair da zona de conforto, procurar um foco e sair a campo. Saber o que toda a

AtmosferaEscolar EstaçãoREDEi Inovação SalaDeAula

3 dias

Sobre “O segredo de Xangai”

Ao ler o texto de Raquel Oliveira “AtmosferaEscolar EducaçãoBásica opinião

3 semanas

Língua é poder

Educação Bilíngue. Essa é uma questão que tem sido central na educação brasileira nos últimos anos. A capac

EducaçãoBilíngue EvoluçãoUNOi

3 semanas

Comentários